Mais do que dar continuidade: um salto rumo ao futuro

“Qualify.teca II” arranca dia 24 de junho em Águeda

O projeto “Qualify.Teca II” dá o seu primeiro passo oficial no dia 24 de junho de 2025, às 14h15, com uma sessão de abertura. Esta tem lugar no Auditório da AEA, uma das entidades copromotoras, a que se juntam, na execução da operação, a AECA e a AECOA.

Sede AEA

Sede da AEA – Auditório da AEA

24 de junho de 2025, às 14h15

O seminário de abertura do projeto “Qualify.Teca II” marca o arranque oficial de um programa ambicioso e inovador, aprovado no âmbito do Portugal 2030 – Compete 2030/FEDER, também já conhecido pela designação “Qualify.Teca25”.

Liderado pela Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), em copromoção com a Associação Empresarial de Águeda (AEA) e a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), assume-se como uma evolução estratégica do anterior projeto SIAC, apostando fortemente na Transição Digital, Indústria 4.0, Literacia Financeira, nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e na promoção de práticas inclusivas, nomeadamente na área da Saúde e Bem-estar no Trabalho.

Esta operação tem como foco a fileira dos “Equipamentos, Serviços e Ingredientes da Indústria Alimentar” (ESIIA).

Especialistas de várias áreas estratégicas

A sessão do próximo dia 24 de junho, terça-feira, é aberta ao público em geral e, especialmente, com convite para o tecido empresarial do Norte e Centro do país do aglomerado ESIIA, entre outros setores. A entrada é gratuita, mas sujeita a INSCRIÇÃO.

Este encontro conta com a participação dos presidentes das direções das três associações empresariais envolvidas no projeto e com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Águeda. Destaque ainda para a apresentação do projeto por António Pinto Moreira, diretor executivo da AECOA, e para a conferência de Luís Fonseca, que abordará o desenvolvimento estratégico das PME no contexto da Indústria 4.0.

Segue-se uma mesa-redonda multidisciplinar, que abordará temas fulcrais para o futuro da fileira: Manufatura Aditiva e Impressão 3D na indústria, por Luís Borrego; Robótica e Automação na Indústria 4.0, por Nuno Miguel Ferreira; Saúde e Bem-estar no trabalho, por responsável da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis; e a Importância do ESG e do compliance nas empresas.

Este seminário pretende não só apresentar os objetivos e ações previstas do “Qualify.Teca 25”, como também refletir sobre os grandes desafios que se colocam à qualificação e inovação do tecido empresarial nacional, num contexto de Transição Digital e Sustentabilidade.

Esta operação, que decorre no âmbito do Sistema de Incentivos a Ações Coletivas (SIAC), aposta em soluções inovadoras e transversais, desde a criação de redes de valor, passando por masterclasses de capacitação, até à promoção do bem-estar nas empresas, com diagnósticos, apps e materiais didáticos desenvolvidos em parceria com entidades científicas e académicas. Toda esta dinâmica e atividade desenvolvidas estarão acessíveis no website do projeto, plataforma que será já apresentada nesta sessão.

O projeto ‘Qualify.Teca II’ é financiado pelo ‘Portugal 2030’, no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, no montante de 687 684,43 euros, dos quais 584 531,77 euros são provenientes da UE/ FEDER.

Quality.Teca 2025
Quality.Teca 2025